O Instagram faz parte do nosso cotidiano e cresceu tanto que abafou o sucesso de outras grandes redes sociais. A Meta é a empresa dona do Facebook e também do Instagram, mas nem sempre foi assim. No passado recente o Facebook se viu perdendo usuários em quantidade considerável e, uma das causas, era porque as pessoas estavam migrando para o Instagram. É um pouco errado simplificar desta forma, mas podemos afirmar que este foi um dos motivos para que discutissem a compra da empresa.
Desde seu lançamento o Instagram
recebeu diversas atualizações, mas seu 'esqueleto' permanece o mesmo. É uma
rede social feita por pessoas e empresas. As pessoas utilizamos perfis pessoais
para compartilhar coisas interessantes do cotidiano e ter acesso ao que é
postado pelas outras pessoas. Para as empresas é uma oportunidade de criar uma comunidade
em torno de suas marcas e se conectar com clientes em potencial de uma maneira próxima.
Usar o Instagram da forma correta cria oportunidade de vendas e permite que você
aumente o tráfego do seu blog ou site.
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Use estas 6 dicas para atrair público para seu Instagram e fazer seu blog ou site crescer. |
1. Dê atenção aos objetivos da sua conta
Muitas pessoas querem usar o Instagram
para construir uma comunidade para sua marca, mas não faz qualquer planejamento
para o perfil. Pode parecer enrolação, mas o primeiro passo para iniciar um
projeto de sucesso através do Instagram é definir um ou mais objetivos mensuráveis
para o seu perfil. Isso significa que não basta dizer ‘ter mais seguidores’ ou ‘enviar
mais visitantes para meu blog’, mas objetivos que se possam medir. ‘Crescer o
perfil até receber 10 pedidos de orçamento por semana’ ou ‘Enviar 1000
visitantes mensais para o site do meu produto’.
Ter objetivos claros e mensuráveis
permite que você saiba se seus esforços e investimentos estão produzindo
resultados. Ter objetivos para o perfil também te permitirá elaborar mais
facilmente as estratégias de criação de conteúdo. Perfis sem objetivos claros
costumam ser genéricos, sem graça, visualmente desagradáveis e parecem sempre
perder o ‘time’ das postagens. É necessário aprofundar-se nos motivos por trás
do crescimento (ou estagnação) do seu Instagram. Quem são as pessoas que te seguem?
Por que elas têm interesse em seu conteúdo, produtos ou serviços? Que tipo de
conteúdo eu posso produzir para fidelizá-los?
Ainda está em dúvidas sobre como
desenvolver seu objetivo e estratégias de criação de conteúdo? Use esta dica
para facilitar: pense que toda postagem publicada precisa ser para o seu seguidor
mais fiel.
2. Alinhe os objetivos as suas ações
É muito fácil iniciar campanhas
no Instagram e se esquecer que a ideia original era fazer vendas ou, como diz o
título deste post, enviar visitantes para um site ou blog. Isso acontece porque
a concentração em fazer seu perfil crescer te tira do foco. Os números no
Instagram são importantes, mas o seu objetivo é que estes números gerem
resultados.
Quando estamos falando de enviar
visitantes para uma oferta que está fora do Instagram as pessoas precisam saber
que este site ou blog existe. Se torna essencial que você diga ‘acessem este
link’ de alguma forma. Existem três formas de fazer isto dentro do Instagram:
Link na biografia:
O espaço para biografia do perfil
é o é o único local em seu perfil onde você pode colocar um link clicável. Este
link é muito importante porque a maioria esmagadora dos usuários têm preguiça
de copiar e colar links não clicáveis. Então aproveite este espaço para
informar seu site ou blog.
Dica extra: utilize um encurtador
de URL se o link for muito comprido.
Use e abuse dos stories:
Este é o recurso mais útil para
promover seu site ou blog. Através dos stories você consegue mostrar os
bastidores da sua marca ou projeto, consegue trazer uma sensação de proximidade.
Crie stories com frequência, distribua informações relevantes de forma gratuita,
resuma o conteúdo de seus sites, gere interesse através da curiosidade das
pessoas... ao mesmo tempo você pode direcionar todas estas pessoas para o seu
blog ou site.
DM e comentários:
Em contas com milhares ou milhões
de seguidores esta estratégia se torna inviável, mas para contas menores é
possível dedicar um tempo para responder 100% dos comentários demonstrando
gratidão pela interação com a página e aproveitando para convidar o usuário a
conhecer seu site ou blog. Você pode, por exemplo, agradecer um comentário simples
como “amei” com “♥ Ficamos felizes que gostou. Falamos mais sobre isto em
www.meusite.com”.
3. Fale com seu público-alvo em cada postagem
Além da publicar com frequência e
mantendo consistência, talvez o aspecto mais importante para o crescimento do
seu Instagram seja a relevância do conteúdo. Postar só para não passar em
branco não é uma boa estratégia. Sempre pense ‘Estou resolvendo um problema com
esta postagem?’ ou ‘Este é um conteúdo de qualidade?’.
Histórias vendem. Apresentar seu
conteúdo de forma profissional e, ao mesmo tempo, mais íntima trás ótimos
resultados. Parece confuso, mas na prática é fácil de executar, mantenha o profissionalismo
com design moderno, texto livre de erros gramaticais, imagens originais, etc.
E, para provocar a sensação de proximidade, você deve escrever suas postagens
como se estivesse conversando com um de seus leitores.
4. Entenda a importância das hashtags
Se você quer visibilidade você
deve usar boas hashtags. Novos usuários aparecem a partir das hashtags. Ao
fazer um post ele será mostrado para pessoas aleatórias que possuem interesse
naquele assunto e, quando gostam do conteúdo, optam por seguir seu perfil.
O melhor das hashtags no
Instagram é que as pessoas podem escolher 'seguir' as hashtags que quiserem.
Isso significa que você pode aparecer no feed deles mesmo que eles não estejam
seguindo você. De forma espontânea e gratuita.
Muitas pessoas navegam por
hashtags específicas. No Instagram você pode usar até 30 hashtags em cada post,
mas alguns especialistas recomendam entre o mínimo de 5 e o máximo de 10. E é muito
importante lembrar de usar apenas hashtags relevantes e relacionados ao seu
post.
5. Amizades, parcerias e troca de favores
O famoso ‘networking’ tem
importância quando estamos falando de estratégias para crescimento no
Instagram. Uma dica simples que gera confusão nas pessoas é: passe tempo no
Instagram. Os algoritmos do Instagram gostam de contas que utilizam a
plataforma. Já foi notado uma espécie de ‘recompensa’ para perfis que são
ativos na rede. E não somente para as contas que são ativas publicando
conteúdo, mas também aquelas que interagem com outras contas através de
curtidas, comentários e envio de mensagens.
Aproveite que estará consumindo
no Insta e fique atento a oportunidades de parcerias com outros blogueiros e
empresas. Curta e comente suas postagens, eles podem retribuir. Compartilhe as postagens
de outros perfis quando o assunto for relacionado aos que você aborda. Converse
com outros influencers por meio de mensagens, crie amizades.
O mais importante é não fazer
isto de forma mecânica, é necessário que seja dentro dos limites do bom senso. Curta
ou elogie os conteúdos que gostou. Faça parcerias por que elas fazem sentido e
não somente por fazer.
6. Qual é o seu diferencial?
Somente no Instagram temos mais
de 1 bilhão de usuários. É muita gente e isso exige estratégias diferenciadas.
Para atrair seguidores será necessário apresentar algo mais em comparação com seus
concorrentes.
Existe algo que torna seu perfil
único? Qual é o diferencial do seu trabalho? O que as pessoas mais elogiam
sobre você ou sua marca? O que você faz que somente você pode fazer?
Quando pensar sobre isto é
necessário deixar a modéstia à parte. Liste todos os pontos positivos a respeito
de seu perfil, sua proposta, seus produtos ou serviços. Você encontrará algo
que seja interessante o suficiente para fazer com que as pessoas participem da
comunidade online que você está tentando construir.
7. Use AddMeFast como ferramenta auxiliar
O AddMeFast é uma ferramenta de
câmbio em mídias sociais. Através do site é possível ganhar pontos por
completar atividades e usar estes pontos para obter novos seguidores em seu
perfil do Instagram e também visitantes para o seu site.
São várias ferramentas para aumentar
números e crescer presenças online tanto no Insta como em outras redes sociais.
A ferramenta oferece recursos complexos e também planos pagos, mas isso não é
obrigatório. Você pode usar o site gratuitamente, sem pegadinhas, para obter
seguidores no Instagram em apenas alguns minutos.
Aqui no site
addmefast.eblog.com.br falamos muito sobre a plataforma e como alinhar suas diversas
ferramentas com outras estratégias de marketing. Leia outros artigos e tire
suas dúvidas. Se você ainda não possui uma conta no AddMeFast você poder criar
uma de forma rápida e segura clicando aqui.
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